Museu do Fado
siga-nos em:
Personalidades
 
Carminho
( 20 Agosto, 1984 )
Estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu. Em 2013 Carminho afirma-se como uma das mais internacionais artistas portuguesas, levando a sua voz aos quatro cantos do mundo, ao mesmo tempo que é distinguida em Portugal com um Globo de Ouro e com o Prémio Carlos Paredes, vendo ambos os seus álbuns atingirem a marca da dupla platina.

Estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu.

Convivendo de perto com algumas das figuras maiores da verdadeira essência do fado canta ocasionalmente na Taverna do Embuçado.

Após concluir o curso universitário, viaja pelo mundo durante um ano, participando em missões humanitárias na Índia, Camboja, Peru e Timor.

Regressada a Lisboa, canta regularmente na casa de fados Mesa de Frades. Rapidamente começa a receber solicitações para os grandes palcos nacionais e internacionais, destacando-se ainda a sua participação no multigalardoado filme «Fados» de Carlos Saura.

Em 2009 edita o seu primeiro álbum «Fado» considerado «a maior revelação do fado da última década» (Time Out, 27 de Maio de 2009 e dando início a uma digressão que cumpriu sessenta datas em palcos nacionais e espanhóis, sendo considerado pela conceituada revista britânica Songlines como um dos dez "Best Album".

Tornou-se, em 2011, a Embaixadora portuguesa do programa "Youth on the Move", a convite da Comissão Europeia. Este é também o ano de um arranque seguro de uma carreira internacional que a leva ao palco principal da Womex (World Music Expo) e a vários espetáculos no Reino Unido, França, Holanda, Moçambique e Espanha.

Com 'Perdoname', com Pablo Alborán, Carminho torna-se na primeira artista portuguesa a atingir o número 1 do top espanhol, lançando em 2012 o seu segundo álbum, "ALMA", que estreou em primeiro lugar nos tops de venda portugueses e alcançou lugares de destaque em vários tops internacionais.

Já no final de 2012, após cumprir mais de noventa datas em Portugal e no estrangeiro, Carminho realiza um sonho de sempre e grava com Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi, resultando numa reedição de "Alma" com os três novos temas.

O ano de 2013 tem sido o ano da consagração de Carminho no Brasil, confirmada pela surpreendente atuação na abertura do Carnaval de Recife e pelos concertos esgotados no Rio de Janeiro, São Paulo e um pouco por todo o país.

Em 2013 Carminho afirma-se como uma das mais internacionais artistas portuguesas, levando a sua voz aos quatro cantos do mundo, ao mesmo tempo que é distinguida em Portugal com um Globo de Ouro e com o Prémio Carlos Paredes, vendo ambos os seus álbuns atingirem a marca da dupla platina.

Biografia cedida por Ruela Music

Última actualização: Novembro/2013