Museu do Fado
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Plano de Salvaguarda
 

I. REDE DE ARQUIVOS

Implementação de uma rede de cooperação institucional integrada por um vasto leque de instituições arquivísticas e museológicas, detentoras de acervos relevantes para o estudo do Fado, com objectivos de cooperação estratégica ao nível da salvaguarda, estudo, investigação e fruição do património do fado e integrando, nomeadamente, as instituições: Museu do Fado, Biblioteca Nacional, Rádio Televisão Portuguesa e Rádio Difusão Portuguesa, Museu da Música, Museu Nacional do Teatro, Museu Nacional de Etnologia, Museu José Malhoa, Museu da Música – Casa Verdades de Faria, Museu de Arte Popular, Fundação Amália Rodrigues, Cinemateca Portuguesa, Museu da Cidade, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Fonoteca Municipal de Lisboa, Gabinete de Estudos Olisiponenses, Voz do Operário, Sociedade Portuguesa de Autores, Sindicato dos Músicos, entre outros.


II. ARQUIVO DIGITAL DE FONOGRAMAS DE FADO

Objectivos: Constituição de um Arquivo Digital de Fonogramas de Fado de 78, 33 e 45 rpm centralizando a informação dos registos existentes na posse de diferentes entidades arquivísticas e museológicas.

Acções: Digitalização, tratamento arquivístico, restauro e programação de base de dados reunindo os fundos das colecções de fonogramas de fado em suporte de vinil de 78, 33 e 45 rpm na posse de diferentes instituições.


III. PROGRAMA EDUCATIVO

Objectivos:
Implementação de um Programa Educativo que promova gradualmente a integração transversal de conteúdos relacionados c/ o universo e cultura do Fado nos programas escolares dos vários níveis de ensino – do básico ao superior - articulando as perspectivas académicas e científicas com o saber e a participação efectiva da comunidade do fado: intérpretes, músicos, autores, compositores, construtores de instrumentos.

Acções:
III.1. Escola do Museu do Fado:
Cursos de Guitarra Portuguesa, Viola de Fado, Seminários de Poesia de Fado e Ateliers de Canto;
III.2. Workshops no Museu do Fado: Programa regular de tertúlias e workshops, visando a estabilização de um espaço de debate e reflexão no seio da comunidade de praticantes, estudiosos e cultores do género;
III.3.Visitas Cantadas ao Museu do Fado, com a participação de intérpretes e músicos de diferentes gerações.
III.4. Construção de Guitarra Portuguesa: apoio à construção da guitarra portuguesa, garantindo a salvaguarda e a transmissão do conhecimento desta arte, designadamente através de:
    III. 4.1. Atribuição de Bolsas Plurianuais a formandos seleccionados pelos construtores de guitarra portuguesa em actividade: Gilberto Grácio e Óscar Cardoso;
    III. 4.2. Implementação de uma oficina de construção de guitarra portuguesa no bairro histórico de Alfama, na envolvência do Museu do Fado .
    III.4.3. Programação de exposições temporárias no Museu do Fado consagradas à arte dos guitarreiros/construtores de guitarra portuguesa bem como às incursões do Fado nas Artes Plásticas Portuguesas;
III.5. Elaboração de programas educativos dirigidos aos diferentes níveis do Ensino Básico e Secundário, designadamente através de:
    III.5.1. Elaboração de materiais pedagógicos;
    III.5.2. Seminários de formação de formadores/professores;
    III.5.3. Implementação de projecto educativo - piloto em Escolas do Ensino Básico e Secundário da cidade de Lisboa e sua replicação a nível regional e nacional;
    III.5.4. Promoção regular de visitas da comunidade escolar dos diferentes níveis de ensino ao Museu do Fado em estreita ligação à comunidade do fado, que aqui participa activamente enquanto agente educativo;
III. 6. Articulação com Escolas de Ensino Artístico para inclusão do fado no seu programa pedagógico, a nível local e nacional;
III.7. Formação técnica e científica de especialistas nas áreas de investigação e da prática museológica e arquivística, através dos programas universitários de licenciatura e de estudos pós-graduados;
III. 8. Realização bi-anual de um Congresso Internacional de Fado, cruzando perspectivas académicas com o saber dos compositores, intérpretes, poetas e outros agentes envolvidos na criação e divulgação do género;
III.9. Formação da comunidade do fado através da rede de associações e colectividades locais, promovendo seminários consagrados às boas práticas de preservação e conservação do património do fado;
III.10. Programação regular de conferências temáticas alusivas ao fado por investigadores de distintas áreas.


IV. EDIÇÕES

No quadro de protocolo a celebrar com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, prevêem-se as edições descritas infra, para o biénio 2011/2012:
Rui Vieira Nery, A History of Fado, Edição inglesa, tradução de David Cramner;
Rui Vieira Nery, Para Uma História do Fado, 3ª edição;

IV.1. Fontes Históricas (edições fac-similadas de obras clássicas de referência para a História do Fado, com estudos prévios e índices);
Pinto de Carvalho, História do Fado, (1903); Estudo prévio de Rui Vieira Nery
Alberto Pimentel, A Triste Canção do Sul (1904); Estudo prévio de Rui Vieira Nery
Luis Moita, O Fado, Canção de Vencidos (Lisboa, 1937). Estudo prévio de Rui Vieira Nery
A. Vítor Machado, Ídolos do Fado (Lisboa, 1937). Estudo prévio de Rui Vieira Nery
Avelino de Sousa, O Fado e os seus Censores (Lisboa, 1912) e outros escritos. Estudo prévio de Paulo Lima/José Manuel Osório

IV.2.Outras Edições Literárias (ensaios históricos e analíticos, depoimentos, catálogos de fontes documentais);
O Fado no Ensaio e na Ficção. Antologia das abordagens ao Fado por escritores e pensadores relevantes da Cultura portuguesa (ca. 1850-ca. 1950). Selecção e estudo prévio de Rui Vieira Nery

IV.3.Fontes Musicais: (antologias de fac-similes de partituras impressas e de transcrições de partituras manuscritas de Fado);
Edição moderna de um manuscrito de fados e danças de salão para bandolim e viola. Transcrição de Manuel Morais
Antologia facsimilada de partituras impressas de Fado (1857-1910). Selecção e estudo prévio INET.
Antologias de fados-canção de meados do século XX (Frederico Valério, Frederico de Freitas, Raul Portela, Raul Ferrão, etc.) Selecção e estudo de José Pracana.

IV.4. Fontes Poéticas
A Lírica do Fado antes da Censura. Antologia de poesia para Fado (1857-1926).
Selecção e estudo de Paulo Lima 
A Era de Ouro da Poesia do Fado. Antologia de poesia para Fado (1926-1950). Selecção e estudo de Daniel Gouveia
A Renovação da Lírica do Fado. Antologia de Poesia de Fado (desde 1950). Selecção e estudo de Vasco Graça Moura

IV.5. Fontes Iconográficas
Antologia do Fado na Pintura Portuguesa do Século XX. Selecção e estudo prévio de Sara Pereira
Antologia do Fado na Ilustração Portuguesa do Século XX. Selecção e estudo prévio de Sara Pereira

IV.6. Outras Edições:
Fados e Fadistas: um Guia Essencial.
A partir das entradas de fado para a Enciclopédia da Música em Portugal no século XX
Coordenação de Salwa Castelo Branco e Rui Vieira Nery
Joaquim Pais de Brito (coord) Fado Vozes e Sombras, Lisboa, Electa, 1994
Ruben de Carvalho, As Músicas do Fado Porto, Campo das Letras, 1994 (2011)

IV.7. Edições de Documentários/Audiovisual;
A Guitarra Portuguesa
, Produtor/Realizador: Ivan Dias;
Argentina Santos Vida Vivida, Produtor/Realizador: Ivan Dias.


V. ROTEIROS DE FADO

Objectivos: Promoção de Circuitos Temáticos de Fado na cidade de Lisboa, envolvendo os espaços performativos do fado profissional e amador, com vista à dinamização e revitalização de alguns destes locais;

Acções:
V.1. Programação e/ou promoção em rede da actividade das casas de fado e colectividades de recreio que vêm mantendo uma actividade regular na transmissão deste património às gerações mais jovens, assumindo-se, ainda hoje, como oficinas vivas desta prática;
V.2. Publicação e divulgação em suporte impresso e digital de roteiros temáticos;
V.3. Programa de visitas guiadas
aos locais mais emblemáticos do fado da cidade;
V.4. Roteiro de Fado (reedição actualizada)
V.5. Roteiro de Fado Amador
V.6. Roteiro de Fado na Mouraria – Sítio de fado/Casa da Severa e Oficina de Construção de Guitarra Portuguesa.


VI. ACÇÕES DE PROMOÇÃO/DIFUSÃO DO UNIVERSO DO FADO

Objectivos: Promoção no plano nacional e internacional do universo e da cultura do Fado

Acções:
VI.1. Trovas Antigas, Saudade Louca: Emissão do primeiro programa televisivo consagrado à história do fado. Desenvolvendo-se por 6 episódios que preconizam travessias temáticas pela história do fado, o programa tem um guião original de Rui Vieira Nery com locução/narração de Carlos do Carmo.
Realizador: Fernando Ávila; Autores: Carlos do Carmo, José Pracana, Rui Vieira Nery e Sara Pereira. Co-produção RTP e EGEAC E.E.M/Museu do Fado; (Emissão a partir de 24 de Setembro de 2010, RTP 1, 21h00)
VI.2. Constituição de uma Comissão de Honra da Candidatura reunindo personalidades internacionais;
VI.3.
Programação de Concertos/Workshops por artistas de diferentes gerações, nas capitais de distrito do país;
VI.4. Produção de materiais específicos de divulgação para circulação em Universidades, Museus, Centros Culturais, Fundações, entre outros espaços;
VI.5. Promover o acolhimento de investigadores estrangeiros para a realização de trabalhos relativos ao fado
VI.6. Elaboração de programa de divulgação internacional do fado através da rede de embaixadas e leitorados em cooperação com o Instituto Camões.


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